Set 24

A definição de Eficiência Energética é: “reduzir o consumo de energia provendo o mesmo nível de serviço energético ou manter o consumo e aumentar o oferecimento do serviço energético”. Ou seja, é a forma com que desempenhamos uma atividade fazendo uso da menor quantidade de energia possível, sendo a relação entre a quantidade de energia empregada e aquela disponibilizada para sua realização.

As maneiras mais usuais de se aplicar eficiência energética, principalmente nas indústrias, é através de um projeto de substituição de motores antigos por motores mais novos e eficientes, que consumirá menos energia elétrica para realizar o mesmo trabalho. Outra maneira é a automatização dos sistemas já implementados, através da instalação de inversores de frequência e componentes auxiliares para utilizar apenas o necessário de potência dos motores elétricos. Através de estudos e projetos especializados em eficiência energética, é possível executar projetos com retornos financeiros muito interessantes, com payback menor de 1 ano, por exemplo.

Também encontra-se eficiência energética em sistemas alternativos de geração de energia, como sistemas solares fotovoltaicos, por exemplo. Pois esses sistemas utilizam fontes renováveis e inesgotáveis, fazendo com que os sistemas tradicionais de geração de energia (hidroelétricas, termoelétricas) sejam menos requisitadas. Possuir um sistema solar na sua indústria, comércio ou residência pode se tornar muito atrativo, pois os investimentos se pagam entre 3 e 6 anos, e ainda possui uma vida útil com mais de 25 anos de pleno funcionamento.